Translate

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Dia do professor (Jéssica Dias e Fátima Lemos)

(Aluna e professora do colégio Maria Ester 1, Fortaleza, Ceará, juntas na comemoração do Dia do Professor)




Homenagem aos professores

Jéssica O. Dias (aluna do 9º ano do ensino fundamental)

“Professor”, uma palavra que abrange tantas coisas... Como explicar a tua força, a importância do teu papel? Como transformar em orações tudo o que essa palavra representa?


Educador, conhecedor de todos os mundos. Fascinante exemplo para cada aluno. Formador de cidadãos, construtor de sonhos, incentivador do conhecimento sem fronteiras.

Professor que ensina valores, teus saberes atravessam as paredes da sala de aula, assim como as barreiras do tempo. Nem a distância vai fazer aquelas palavras caírem no esquecimento. As palavras para as quais fugimos, buscando consolo, aprendizado, solução... Ouvimos desde pequenininhos os conselhos e as tuas broncas, professor.

Tudo o que foi ensinado, tudo o que foi aprendido, cada lembrança, cada recordação vai ficar na memória e acompanhar cada novo cidadão para o resto da vida.

Professor pai, mãe, filho, irmão, amigo de todas as horas, fundador da escola da vida.
Nesse dia tão importante, me coube a missão de te homenagear, e com as minhas poucas, mas sinceras palavras, que representam o sentimento de todo aluno pertencente a esta instituição, quero agradecer a ti e me congratular contigo pelo que representas e pelo teu trabalho, o mais nobre dos trabalhos: ensinar.

E, para concluir, eu, a aluna, nós, os alunos queremos dizer que amamos muito a ti, professor. Parabéns pelo teu dia!


Ao Mestre

Fátima Lemos (Professora. Diretora Pedagógica do Colégio Maria Ester 1)


Professor que me ensina
Que comigo também aprende
Os teus valores emanam
Crescimento que surpreende.

Professor que ensina
Com olhar transdisciplinar
Dá sentido a tua ação
Me faz a vida valorizar.

Professor que me ensina
Com consciência e amor
Eleva minha auto-estima
Teu exemplo de educador.

Professor que me ensina
A amar o semelhante
A cuidar da natureza
Da vida ser um vibrante.

Professor que me ensina
Alcançar a sabedoria
Preparando-me para a vida
E da vida a cidadania.

/////