Translate

sábado, 19 de março de 2011

Versos milionários sim (Carmen Silvia Presotto)




Pois bem, vivemos falando que temos que repensar o valor da Poesia, parece que chegou hora, pensemos não é muito barulho por nada como nos sopra o bardo, mas por mais poesia no mundo ...

Temos que ler sobre o projeto. Será um blog com vídeos poéticos todos os dias, e todos os recursos captados através da Lei Rouanet. Acho que é um projeto incrível, inovador e necessário na internet e ao povo.

E concordo com Jorge Furtado, que no jornal de hoje diz: “na minha opinião, o governo brasileiro deveria tirar de seu caixa o dinheiro de (1,3 milhões de reais, uma ninharia perto da roubalheira do Detran gaúcho, dos pedágios paulista, da máfia do Governo Roriz/Arruda no DF, e por aí vai... e entregar a Bethânia, junto com um buquê de rosas e um cartão, pedindo desculpas pela confusão.”


Concordo, porque sabemos que há muito tempo ela tem sido uma representante digna, brava, lutadora da Poesia neste país, levando poemas mundo a dentro e Brasil a fora. Com isso, também digo que, para mim, é uma das primeiras vezes na história da poesia que temos um projeto midiático na Voz de quem clama e produz poesia de fato.

Claro, tudo pode virar cinzas, tudo pode ser mais um projeto falido da Cultura, mas sabemos que O mundo Precisa de Poesia, que palavras são enzimas à alma, que quando a escuta é poética toda palavra será benéfica, pois a poesia melhora a escuta, melhora a crítica, melhora o diálogo e transforma. Senão por que teríamos tantos blogues de poesia na internet, tantas trocas por leituras, tantos grupos poéticos nas redes sociais?

Acontece que agora poderemos ter uma Voz Grave à altura, que nacionalmente, depois do que estamos conhecendo, terá como obrigação trazer diariamente vídeos com grandes obras poéticas. Por isso, cobraremos e muito, agora não se pode dizer que não esperávamos por uma Voz dessas há muito tempo, já que diariamente estamos escrevendo, poemando, colocando no ar poemas. Então negar isso seria negar nossa condição de poeta e blogueiros.

E pelo que conhecemos de Bethânia, estes passos, podem ganhar Escolas, podem ganhar ruas, novos espaços para desvendar o valor da poesia a todos... No mínimo, teremos grandes produções poéticas para compartilhar e difundir em nossos blogues e cotas poéticas de viver; no máximo, mais Poesia na vida de todos. E aí, algo foi feito, algo pode estar se transformando, porque, na minha opinião, repito, nunca a Poesia no Brasil foi tão bem representada midiaticamente. Com Bethânia, estamos poeticamente posicionados... no mais sabemos, a corrupção, os incentivos culturais já existem, então que o povo pague por poesia, uma arma carregada de futuro...


/////