Translate

terça-feira, 1 de maio de 2012

Meu epistolário na Revista Brasileira (Nilto Maciel)




Em 8 de novembro de 2011 proferi conferência na Academia Brasileira de Letras, sob o título “Epistolário hoje: muita comunicação, pouca literatura”. O ciclo, segundo o Acadêmico Alberto da Costa e Silva, se propôs a explicar a vida e a obra de escritores por intermédio de suas cartas a amigos, parentes e outros escritores. A edição nº 70 (janeiro, fevereiro, março de 2012, Ano I da Fase VIII) da Revista Brasileira, da ABL, reproduziu o texto daquela palestra (páginas 159/170). Precedem-no na publicação (assim como precederam no próprio ciclo “Cartas de escritores”, realizado no ano passado) os estudos “A correspondência de Clarice Lispector”, de Nádia Battella Gotlib, e “A correspondência de Machado de Assis”, de Sergio Paulo Rouanet.

O número 70 da Revista Brasileira traz os textos de todos os ciclos de palestras realizadas na sede da ABL no ano de 2011: os ciclos dedicados ao teatro brasileiro, ao ano da Itália no Brasil, às cartas de escritores, ao humor na cultura, aos desafios da tradução literária e às perspectivas da crítica literária.

O diretor do periódico é o acadêmico Marco Lucchesi e o endereço da Academia é Av. Presidente Wilson, 203, 4º andar – Rio de Janeiro, CEP 20030-021. E-mail: publicações@academia.org.br.

/////